A ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS PERMANENTES DA ENVOLVENTE REQUER QUE AS ORGANIZAÇÕES PROMOVAM A DIFERENCIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, CONHECIMENTOS E MOTIVAÇÕES DOS SEUS COLABORADORES.

A Formação é, sem dúvida, uma das práticas de Gestão de Recursos Humanos que maior consenso recebe quanto à sua importância para as pessoas e as organizações.

A importância deste consenso, quer na comunidade profissional quer na comunidade científica, é a de possibilitar um espaço de debate, de aprofundamento do conhecimento e de criatividade e inovação.

O Desenvolvimento Organizacional, indissociável da Formação, quer no sentido do crescimento, quer no amadurecimento das Organizações, das suas práticas e processos é também uma meta consensual para todos os que trabalham nestes domínios.

Face a este consenso, estão reunidas as condições para com este Simpósio, e à luz das edições anteriores, renovar este espaço de debate e, desta forma, actualizar e apresentar o que mais recentemente se tem feito neste domínio.

O IV Simpósio Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional decorrerá na Universidade do Minho em Braga,nos dias 1 e 2 de Fevereiro de 2018, organizado pela Escola de Psicologia e pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho em parceria com a Associação Portuguesa de Psicologia das Organizações e Comportamento Organizacional (APPOCO).

Incentiva-se a apresentação de comunicações ao IV Simpósio Nacional sobre Formação e Desenvolvimento Organizacional de estudos empíricos, estudos de caso, projectos de intervenção/formação, novas abordagens e técnicas de formação, etc, por parte de académicos e de profissionais da formação e consultadoria.

 

Ana Veloso e Ana Paula Ferreira

Coordenadoras da Comissão Organizadora